Conversa com a professora Daniela Garcia

Nessa conversa com a professora Dani, que tem um cursinho pré-vestibular de redação, falamos sobre: como fazer uma boa redação, os medos do vestibulando quando vai escrever, como ele vai escrever e qual é a melhor maneira para se fazer uma boa redação.  

A professora Dani não acredita em métodos prontos para fazer uma dissertação, pois defende que o aluno precisa encontrar a sua  própria melhor maneira de escrever. Sendo assim, o que a Dani faz é potencializar o que o estudante sabe, e com isso ele encontra a sua melhor forma de escrever.

A professora ainda comentou que os métodos prontos podem ser eficazes, mas para quem deseja cursar medicina, que exige notas mais altas, usar uma fórmula pronta talvez não seja o melhor caminho, pois a redação não tem uma diferenciação.

Por isso, ela trabalha com um método não convencional que é tirar do aluno o que ele tem de melhor e fazer com que ele encontre o seu caminho mais eficaz. 

Mas e aqueles estudantes que não sabem escrever? De que maneira se pode auxiliar esse aluno? Então, a professora contou que costuma começar pedindo para que o estudante escreva, sem pensar na estrutura do texto, para que ele perca o medo ou apreensão em escrever e passe a ganhar confiança.

Com isso, após o planejamento das ideias colocadas no papel, com a avaliação da Dani se passa a enquadrar os objetivos com o que o tema pede. O intuito disso é que o estudante apenas comece a escrever, pois redação de vestibular exige prática e muito treinamento.

Você passa a ter excelência quando pratica tanto que as ideias fluem naturalmente.

Logo, escrever passa a ser um hábito e não uma tortura. A partir do momento que você começa a ver resultados nas redações que escreve, isso passa a ser um incentivo de saber que está no caminho certo.   

Porém existem os alunos que sabem escrever, possuem a prática da escrita para os vestibulares, entretanto, quando se deparam com um tema, às vezes se empolgam por já ter escrito antes e acabam fugindo parcialmente ou totalmente do tema.

E por que isso ocorre? A explicação da Dani é que você pode ter escrito sobre o tema, mas os textos de apoio e o tema em si, não são os mesmos, por isso é tão importante ler o que está escrito no tema, e a partir disso construir uma redação. 

O que acontece é que muitos vestibulandos tentam encaixar uma redação que já fizeram com o que o tema que o vestibular está pedindo. A dica da Dani é que você pode lembrar do que já escreveu e colocar na redação, desde que tenha a ver com o tema.

Mas, em hipótese alguma você deve encaixar algo que já fez anteriormente só porque o tema é parecido, senão pode acontecer um erro devastador: a sua nota cair não por falta de conteúdo, mas por falta de atenção! 

Veja a entrevista na íntegra

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